terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comunidade Nossa Senhora Aparecida


HIDTÓRICO DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

Alto Recreio – Município de Santa Maria de Jetibá-ES

Esta comunidade católica pertence a Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz da Arquidiocese de Vitória-ES. Ela teve seu começo no ano de 1982 numa escola municipal com a Celebração da Palavra de Deus aos domingos. Em 1987, com a devida autorização do padre Hans de Santa Leopoldina, Frei Estevão veio de Santa Tereza para celebrar a primeira Missa numa pequena capelinha construída pelas famílias católicas do lugar.

No começo da comunidade, o Sr Luis Meroto buscava o folheto da celebração em Caldeirão, município de Santa Tereza, mais tarde passou a buscar na comunidade De São Sebastião em Recreio, município de Santa Maria. Quem presidia a celebração da palavra era Maria Aparecida (TUTE) e Maria de Fátima. O primeiro crucifixo da Igreja foi doado pela Sra Cristina Seebert Schaerfer, já falecida. Outro que muito ajudou a comunidade foi o Sr Luciano Scharefer, já falecido.

A grande motivação para iniciar a comunidade foi a distancia que as pessoas percorriam para participar das celebrações em outras comunidades. Por isso eles se uniram para construir uma pequena igreja que serviu a comunidade no começo, a escolha de Nossa Senhora Aparecida como padroeira foi motivada por causa de uma promessa feita pela família do Sr Luis Meroto e dona Carmem. Em 1977 uma filha do casal sofreu um acidente e teve o braço direito amputado.

Para a construção da capela foram feitas várias rifas para conseguir o dinheiro, entre os prêmios sorteados tinham: rádio, antena parabólica e sempre depois das celebrações realizava uma animada roleta dentro de uma Kombi. O pedreiro que construiu a capela foi o Sr Luis Meroto com ajuda de várias membros da comunidade. A atual igreja da comunidade dói inaugurada em 1994.

As famílias que começaram a se reunir em comunidade foram: a família de Luis Meroto, de Luciano Schaefer, de Mathias Schaefer, de Aristeu Soares, de Celso Cardoso, de Adilson Isaias de Souza, de Francisco Lucas Miranda, de Nelson Henke, Luis Cardoso, de Amélio Rossi, de Milton Angeli e de Eduardo Simoura.

Todos os membros da comunidade de Alto Recreio guardam com carinho a lembrança de Cristina Seebert Scaerfer. Um grande momento da comunidade foi a visita que o Bispo Auxiliar de Vitória, Dom Odilon Moreira Guimarães, fez em 2002. Em 1998 o Estandarte dos cem anos da paróquia de Santa Leopoldina esteve em Alto Recreio e no mês de dezembro de 2010 visitou a comunidade, o Seminarista Leandro que estuda filosofia no Seminário Nossa Senha da Penha em Vitória.

O primeiro casamento foi em 1988, quando Genesio e Célia resolveram se casar, o primeiro batismo na comunidade foi em 1989, quando foi batizado Giliarde Cardoso e Rosemir Lucas Miranda; a primeira celebração de 1ª Comunhão aconteceu em 1990.

No começo não havia conselho, só anos depois formou-se o primeiro conselho comunitário, já existiu um grupo de jovem muito animado, hoje não tem mais. O atual coordenador da comunidade é o Sr Wander Lucio Alves.

Obs: Este relato está baseado nas respostas de um questionário enviado a todas as comunidades católicas de Santa Maria de Jetibá pelo pároco, Pe Ermindo Rapozo de Assis no mês de dezembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário