terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vocação do Catequista



Quando se fala em vocação, não se pode deixar de falar sobre o chamado de Deus para cada um de nós, ele nos chama de infinitas maneiras e nos compromete em infinitas missões.
A vocação catequética surge pelo nosso Batismo, somos chamados a sermos missionários do Senhor para evangelizar toda criatura e testemunhar o Cristo, ou seja, somos catequistas por exelência, pois, ouvimos o chamado que Deus tem para cada um de nós. Ele nos chama e nós respondemos através de nossas ações evangelizadoras.
O catequista não é somente aquele que orienta seus catequizandos na fé, mas sim todos os que assumem o compromisso do sim a Deus, ou seja, somos chamados a sermos eternos catequistas.
Ser catequista, além de ser um compromisso que é exercido na comunidade deve ser uma doação em resposta ao chamado que Deus faz para cada um de nós. O chamado só faz sentido em nossa vida se respondermos a este com ações no dia-a-dia e na comunidade.
O Evangelho nos afirma: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15, 16). Não se pode anunciar aquilo que não se experimentou. O catequista, ao evangelizar, transmite em seu anúncio o verdadeiro sentido de servir a Deus como doação e profeta do Senhor.
Sempre devemos nos colocar em atenção ao chamado de Deus. Perceber que a cada resposta que damos não é um compromisso a mais com Deus, é assumir o compromisso do sim dado no Batismo que vai sendo confirmado no decorrer de nossa vida através do trabalho evangelizador. Vanderson Boli

Nenhum comentário:

Postar um comentário