domingo, 1 de agosto de 2010

AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

São muitos os tipos de vocação. Neste mês vocacional, nossa Igreja lembra alguns diretamente relacionados à sua missão de evangelizar: dia do padre, primeiro domingo; dia dos pais, segundo domingo de agosto, quando celebramos a semana da família; dia do religioso (a), terceiro domingo; dia do catequista, quarto domingo, quando rezamos por todas as vocações leigas.
Até algum tempo atrás, só se falava da vocação sacerdotal e religiosa, pouco se falava das demais vocações. Alguns diziam simplesmente: este menino tem vocação e o povo todo entendia como vocação para ser padre ou, no caso das meninas, para ser irmãs de caridade. Toda e qualquer vocação é antes de tudo um chamado de Deus, Ele chama alguns para constituir família, se consagrando a Deus no matrimônio; chama outros para serem consagrados a Deus, através dos votos de pobreza, castidade e obediência; chama alguns para serem padres, bispos e diáconos, exercendo um ministério ordenado e sempre chama muitos para o serviço de animadores, coordenadores, catequistas de nossas comunidades eclesiais, assumindo sua vocação leiga derivada do sacramento do batismo.
Pe Zezinho, o cantor, tem uma bela canção que é assim: “Sou cidadão do infinito, do infinito, do infinito, e levo a paz no meu caminho, no meu caminho, no meu caminho.” Acredito que todos nós devemos ser cidadãos do infinito e levar sempre a Palavra de Deus onde for o nosso caminho. Procure neste mês de agosto, junto com sua comunidade, pedir ao Senhor da Messe que envie mais operários para trabalhar na evangelização em nossas familias, de nossas comunidades e no mundo inteiro. Não deixe de se perguntar: como uma pessoa batizada, estou realmente sendo discípulo missionário de Jesus Cristo?
Pe Ermindo Rapozo de Assis, pároco de Santa Maria de Jetibá-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário