terça-feira, 8 de junho de 2010

O Feriado de Corpus Christi em Santa Maria de Jetibá



Passar o feriado de Corpus Christi em Santa Maria de Jetibá, foi experimentar de fato comunitariamente o Mistério Pascal acontecendo em todas as pessoas e grupos que amam e vivem de fato a Eucaristia. O convite para estar em Santa Maria começou a ser gestado em abril do ano corrente, a principio veio no pensamento hummm o nosso pároco não vai gostar muito de saber que num momento tão importante da Paróquia nos ausentassemos, mas entramos num acordo e lá fomos nós participar da Missa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, foi uma solene Eucaristia, ouvimos na partilha da Palavra proclamada, que o Banquete é uma festa, e para uma festa vestimos a melhor roupa, mas não aquela externa e sim a do coração.
A noite foi chegando e com ela o frio, mas o calor de viver a Ceia Judaica, entre os alunos da Escola Teológica e outros membros da Paróquia, fez-nos viver este momento como sendo o primeiro de nossas vidas, pois esta foi a quarta vez em que participei de um Hagadá. Frutos do Hagadá, novos amigos! O testmunho do Sr. Henriquinho me marcou profundamente, dizia ele: Eu ja estou de idade e venho participar de um momento como este, isto é para a juventude, mas eu vou contar aos jovens lá na minha comunidade!
Mas o nosso feriado não terminou no dia de Corpus Christi, demos uma esticadinha e aproveitamos para apresentar um pouco Santa Maria de Jetibá a quem não conhecia e estava passeando conosco nestes dias. No Sábado fomos participar da missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, singela e muito acolhedora. Lá participei meio que de improviso da equipe de Canto, salmodiando e anunciando os demais cantos, foi um experiencia e tanto com o Sr. Manoel, que com seu testemunho( deficiente visual), mostrou-nos que para Deus não há dificuldade para servir, toca um violão que é uma beleza!
Enfim, chegou a hora de voltar para casa! Na bagagem a alegria dos novos amigos, e muitas lembranças, registradas nas centenas de fotos, mas sobretudo no coração, meu muito obrigada aliás nosso muito obrigada ao Pe. Ermindo pela acolhida, paciencia de nos aguentar tantos dias em sua casa. Mas no fim das contas foi uma festa, é que nós somos assim, uma FAMÍLIA.
Umabraço a todos da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz.
Maria José Gonçalves & Cia
Agente de Pastoral da Paróquia Virgem Maria – Itacibá – Cariacica - ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário