quinta-feira, 24 de junho de 2010

ESCOLHA DE CÂNTICOS

ESCOLHA DE CÂNTICOS
Tenho observado alguns erros na escolha dos cânticos para as nossas celebrações, por isso resolvi escrever para todas as equipes que animam a música em nossas comunidades eclesiais. Coloco aqui algumas dicas importantes para a escolha do que cantar:
1. Procure ler ao menos o Evangelho do dia, assim você encontrará mais inspiração e estará ajudando a pessoas a rezarem mais com a Palavra de Deus.
2. Estamos celebrando qual o tempo litúrgico: quaresma, páscoa, tempo comum, advento? Existem cânticos apropriados para cada tempo da liturgia.
3. O livro “Cantai ao Senhor” é livro oficial de cânticos em nossa Arquidiocese de Vitória-ES e não outro, por mais bonito que seja.
4. No final do livro de cânticos existe na página 478 um índice temático que separa os cânticos segundo as partes da Missa. Se você não segue esta seqüência, a escolha dos cânticos fica errada.
5. Cânticos diversos não podem ser cantado para iniciar a celebração, eles são mais para animar um encontro
6. Somente os números de 557 a 588 servem para o momento do santo, e assim são as outras partes da Missa.
7. No momento da Paz não é obrigatório cantar, o mais importante neste momento é a saudação de quem está ao seu lado.
8. O Cântico do Cordeiro é muito importante para realçar o momento em que Cristo parte o pão para nós.
9. Aqueles que estão cantando ou tocando instrumentos podem se aproximar em primeiro lugar para comungar, isto evita transtornos desnecessários.
10. Procure escolher hinos mais conhecidos de todos para ajudar a participação da assembléia, se for cânticos novos, procure fazer um pequeno ensaio antes da celebração com todo o povo.

Muito obrigado pela valiosa ajuda de vocês neste ministério da musica litúrgica. Que Deus os abençoe sempre e os proteja de todos os males da garganta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário