sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maria, primeira discípula missionária de Jesus.

“Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido” (Lc 1,45)

A partir do Evangelho segundo Lucas, Maria, a mãe de Jesus, é-nos apresentada sob um olhar pouco notado na atualidade: ela é descrita, sobretudo, como a que ouve e acolhe a Palavra e a proposta de Deus (Lc 1, 26-38), conserva esta Palavra e os acontecimentos no coração (Lc 2, 19.51) e assim dá bons frutos. Aliás, seu primeiro, insuperável e fundamental fruto anseado por toda a criação desde a fundação do mundo é a própria Palavra feito carne: Jesus Cristo. Maria é bendita entre as mulheres, pois bendito é o fruto do seu ventre (Lc 1, 42-45.46-55). Somente Lucas nos fornece essa “dinâmica do discipulado” baseada em um tripé relacionado à Palavra de Deus: OUVIR– CONSERVAR – FRUTIFICAR (Lc 8,15). Ser discípulo é ir após Jesus, depois de ouvir o seu chamado, e frutificar em atos em favor do outro.

Mas também nas demais narrativas evangélicas, encontramos eco desse “ouvir” lucano. Mateus nos apresenta a escuta da Palavra como um compromisso em praticar o que foi ouvido (Mt 7, 24-27). Marcos apresenta a escuta como caminho de conversão, de mudança de vida, de valores e de mentalidade (Mc 9, 30-37). João fala da escuta a partir de um discernimento espiritual, ou seja, de respondermos aos apelos do Espírito (Jo 14, 25-26), que nos capacita a conservar a Palavra plantada em nosso coração e perseverar.

Ir após Jesus significa, então, escutar seus ensinamentos, guardar as coisas no coração - descobrir o sentido e contemplar os sinais - e frutificar - experimentar Deus e levá-lo ao outro. Ser discípulo, portanto, é saber escutar a Palavra de Deus com ouvidos de compromisso - tomando a palavra a sério para minha vida-, de conversão - conhecendo cada vez mais a vontade de Deus - e de discernimento espiritual - deixando o Espírito Santo recordar e explicar interiormente a Palavra de Jesus.

Aprendemos, dessa forma, que a principal missão de todo aquele que se propõe a ser discipulo do Senhor é fazer presente o Evangelho de Jesus Cristo não somente com palavras, mas com a forma de agir. O discipulado de Maria, 'primeira cristã' que ouviu, acolheu a Palavra e então frutificou em obras, continua a ser modelo de discipulado para nós hoje, chamados que somos a nos tornar verdadeiramente discípulos de Jesus ouvindo, acolhendo e praticando sua Palavra. Se assim for, seremos também nós, como ela, conhecidos como bem-aventurados por todas as gerações, pois em nós e através de nós o Poderoso terá sido capaz de operar maravilhas (Lc 1, 48-49)... Assim seja!

Julio Bendinelli Teólogo Aspirante ao Diaconato

Nenhum comentário:

Postar um comentário