quinta-feira, 22 de abril de 2010


História da Comunidade Católica Rainha da Paz

No ano de 1938 foi fundada a estação experimental de fruticultura do Estado tendo como chefe Francisco Schwartz, na mesma época, Tércio Correia dos Santos, certificando-se de que havia algumas famílias católicas na região solicitou ao padre Henrique Otte, para celebrar algumas missas nas dependências da sede da estação (hoje museu da Imigração Pomerana).
Depois de muitas tentativas para se fazer uma capela católica em Santa Maria, o Pe. Henrique Otte conseguiu com o governador Carlos Lindemberg, um terreno para a construção em área de terra da fazenda experimental. Nos primeiros meses de 1952, feitos o serviço de terraplanagem, foram adquiridas pedras e areia para o início das obras.
No ano de 1953 foi celebrada uma Missa campal, no lugar da capela ,pelo Bispo Dom José Joaquim Gonçalves (1951 a 1957). Em sua fala, na ocasião, pediu para que fosse Nossa Senhora da Paz a Padroeira. Em 30 de abril de 1954 começou o serviço do alicerce, a planta da capela foi feita pelo arquiteto Pe. José Schürmann. No dia 13 de março de 1955 foram celebradas as primeiras missas na capela em construção pelo Pe. Jaime Gozik.
Passou-se o tempo, a comunidade cresceu e houve a necessidade de uma Templo maior que comportasse mais fiéis, assim em 1992 foi dado início à construção do novo Templo .
Os católicos aumentaram no município e ansiavam por maior assistência da Igreja.
Sensível a esta necessidade dos fiéis, o arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, instituiu no dia 16 de dezembro de 2007, a paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz, cuja Matriz é a Igreja da comunidade Rainha da Paz no centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário