sexta-feira, 1 de março de 2013


Espiritualidade da Semana Santa
Celebrar a Semana Santa para os cristãos, é aprofundar as dimensões mais importantes da vida humana. É a ocasião privilegiada oferecida pela LITURGIA para a renovação de um COMPROMISSO com a vida, e com a fonte da vida, a única que tem força para superar a morte e os esmagamentos que pesa sobre o povo.
A Semana Santa comemora a Paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. O centro da Paixão de Cristo é a CRUZ, símbolo da fé e da redenção.
Em que consiste a espiritualidade da Semana Santa
Na sociedade atual a Semana Santa vem perdendo o clima religioso popular. Porém, sobrevivem manifestações de devoção centralizada na Paixão de Cristo.

O povo venera Cristo como o "homem das dores", o nazareno sofredor e moribundo, com ele vive a sua agonia em quanto povo de oprimidos e deserdados. Por esta razão que é a Sexta feira Santa, não o Domingo da ressurreição, a festa cristã popular de maior importância na Semana Santa.
A morte de Cristo é símbolo de todo o sofrimento, tanto do natural como do indevido.
A identificação com o Crucificado leva o povo a plasmar em imagens, gestos, cantos e orações a sua espiritualidade pascal.
O símbolo popular mais forte e comovedor da Semana Santa é a CRUZ. Eis a mística da CRUZ:

Para entendermos a espiritualidade da Semana Santa, centrada na Paixão de Jesus, convém fixarmos nos 3 pontos principais:

1o Sacramental : que corresponde a celebração do Tríduo Pascal, segundo os livros litúrgicos, vivido pelas comunidades e paróquias;

2o Dramatizações : são as representações dos acontecimentos históricos, como a procissão de ramos do Domingo da paixão do Senhor, o lava-pés da Quinta feira santa, a adoração da cruz, da Sexta-feira santa e o lucernário pascal, na madrugada do Domingo da ressurreição ou no entardecer deste mesmo dia. As 3 primeiras representações são as únicas dramatizações litúrgicas oficiais.

3o Religiosidade popular : constituído por diversos atos piedosos e devocionais populares, baseados uns na agonia de Jesus, como a hora santa e o sermão das sete palavras; outros descrevem a paixão inteira do Senhor, como a via sacra, as representações teatrais e as procissões de semana santa.
Essas devoções ajudam a professar a fé, a descobrir o sentido do pecado, a familiarizar-se com a cruz de Cristo, a encarar-se com as injustiças deste mundo.
Tudo converge para o exemplo de Cristo e sua entrega como dom salvador.
"Em Cristo, morto e ressuscitado, temos a esperança de que cada um de nós, de que nosso povo, esmagado por grandes sofrimentos, alcançaremos a libertação total ".

Para muitos a Semana Santa se iguala a um "retiro". Param e querem pensar. Neste período muitos fortalecem a fé, o amor e a esperança. Pensa-se em Deus. Para outros é a oportunidade de responder :
- Qual o sentido da vida?
- Como explicar tanto sofrimento?
- Onde buscar esperanças?

No período da Semana Santa, refletindo sobre a Paixão de Cristo, fazemos nascer, cada dia, em nossos corações a luz e uma nova esperança que na grande vigília pascal brilhará para todo o mundo.


Pe. José Luiz Majella Delgado - CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário