sexta-feira, 15 de junho de 2012

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS



                É freqüente encontrarmos a estampa do Sagrado Coração em vários lares católicos e às vezes até naqueles que não o são. Em nossa paróquia há muitos anos atrás varias comunidades mantinham o apostolado da oração, uma associação de fiéis  que, pelo oferecimento de si mesmos colaboram na santificação do povo. Sua união com Cristo se expressa na participação da missa e adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Seus membros suscitavam o espírito de oração, unidade e paz, motivando as famílias a se consagrarem ao Coração de Jesus, através da entronização da sua imagem nas casas. Rezam pelas vocações sacerdotais e religiosas. Mas, de onde vem essa devoção tão popular em nosso meio?
           O culto litúrgico ao Sagrado Coração de Cristo na sexta-feira seguinte ao Corpus Christi, neste ano de 2012 será dia 15 de junho, esta festa teve início no século XVII com São João Eudes († 1680) e Santa Margarida Alacoque († 1690), embora a devoção remonte aos séculos XIII e XIV, recebendo a primeira aprovação pontifícia um século mais tarde. Em 1856, o papa Pio IX estendeu a festa a toda a Igreja,
               A devoção ao Coração de Jesus se fundamenta na Sagrada Escritura, onde Jesus se apresenta como o mestre ”manso e humilde de coração” (Mt 11,29), que oferece abrigo para as pessoas cansadas e sofridas.  O coração transpassado pela lança  do soldado do qual jorrou a água da nossa purificação e o sangue da nossa salvação. Sangue e água que demonstram o grande amor de Deus pela humanidade.
         É o que expressa Santa Margarida Maria de Alacoque, a grande missionária da devoção ao Sagrado Coração de Jesus: “Eis aquele coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor”. Na água está a nossa purificação e no sangue está a nossa salvação
            Como nos diz João Paulo II “Junto do Coração de Cristo o coração do homem aprende a conhecer o sentido verdadeiro e único de sua vida e de seu destino, a compreender o valor de uma vida autenticamente cristã, a se preservar de certas perversões do coração humano, a unir o amor filial para com Deus ao amor do próximo... é no Coração de Cristo que o homem recebe a capacidade de amar.”
            Que a festa do Sagrado Coração de Jesus aproxime mais os corações humanos do coração de Cristo para que haja paz no mundo, harmonia nas famílias e vocações em nossa Igreja.
        “Sagrado Coração de Jesus manso e humilde de coração, faze o meu coração semelhante ao Vosso”.
HELVES  LUIS HERBEST

Nenhum comentário:

Postar um comentário