quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Unção dos Enfermos - O Sacramento da Cura



Em nossa vinda estamos sempre sujeitos a cair em enfermidade, ela é uma condição natural à existência humana, quanto mais aos de idade avançada. Nas Escrituras principalmente nos livros de Jô e Tobias, vemos muitos relatos da visão que povo de Israel tinha e a sua relação com a enfermidade: ora considerada conseqüência do pecado, ou da manifestação do castigo de Deus. Outras vezes, uma maneira de testar a fidelidade e a fé do justo.

Jesus rompe com esse pensamento,ele acolhe, toca e cura os que se encontram enfermos, ele trás para o convívio social aqueles que estavam deixados de lado.

A unção dos enfermos é o sacramento da cura deixado por Cristo para o restabelecimento físico e espiritual do cristão, demonstra a solidariedade e a caridade evangélica da comunidade para com os seus membros seriamente doentes.

Segundo a Carta de São Tiago, a finalidade do sacramento é a de nos curar. "Está alguém entre vós doente? chame os presbíteros da Igreja, e que eles orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor. Esta oração da fé salvará o doente e o Senhor o reerguerá. Se cometeu pecados, serão perdoados." (Tg. 5,14-15)

Assim a unção proporciona para o cristão a participação no Mistério pascal, aproximando se de Deus e pondo se sofrimento nas mãos do Senhor, dando lhe a certeza de que Deus na o abandona no momento de dor, e que, está sempre presente em todos os momentos de nossa vida.

Mas Quantas vezes um cristão pode receber o sacramento?Quantas forem necessárias, sempre que estiver em estado grave. Pode recebê-lo inclusive quando o estado grave se produz com recaída de um estado anterior pelo qual havia recebido o sacramento.

O Senhor Jesus, médico de nossa alma e de nosso corpo, que remiu os pecados do paralítico e restitui-lhe a saúde do corpo, quis que sua igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação,. É esta a finalidade deste sacramento.

Helves Luiz Herbst

Fonte:

Diretório Pastoral Litúrgico-sacramental e Ministerial - AVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário