quarta-feira, 20 de abril de 2011

ALELUIA! FELIZ PÁSCOA!





Páscoa quer dizer passagem; saída.

Os judeus celebram a Páscoa (heb. Peshar); em grego, Pasca (Pasca). É celebrada no dia 14 de nisã ( Lv 23,5-8, no calendário judaico 14 de aires). É para celebrar a saída do Egito, sob a liderança de Moises. É a maior festa judaica.

Jesus como um bom judeu, todos os anos ia para Jerusalém, para celebrar a sua páscoa (Mc 14,12-16). E foi justamente durante a festa da páscoa judaica, que os chefes da religião aproveitaram para prender, condenar e matar Jesus, por não aceitá-lo como Filho de Deus e, também para agradar as autoridades romanas, que não aceitavam nenhuma liderança, principalmente alguém do povo pobre (Jo 11,45-50; 18,12-14).

Os cristãos transformaram a festa da Páscoa como o ponto central da fé cristã. Porque na Páscoa celebramos a morte e ressurreição de Jesus. A vida venceu a morte. “Sem a fé na ressurreição de Jesus, em vão é a nossa fé” 1Cor 15,14

Ao logo do tempo foram criados alguns símbolos, para lembrar o a Páscoa de Jesus.

v O cordeiro pascal: Os judeus, para celebrar a Páscoa da Libertação, comem o cordeiro com ervas amargas, pão sem fermento e vinho.

No Novo Testamento, o cordeiro que vai para o sacrifício é Jesus. Por isso a imagem do cordeiro pascal trazendo a bandeira da glória, da ressurreição.

v O Ovo: O ovo, na Páscoa, quer expressar esta realidade: existe a passagem para uma nova vida quando se rompe a casca. Cristo rompeu o túmulo e apareceu com vida nova. Todos nós estamos esperando a vida nova em Cristo.

Na tradição européia, se cozinha o ovo de galinha, é pintado a casca, decorado com muita arte, para ser consumido no domingo de Páscoa.

v O Coelho: o coelho não põe ovos. Então, qual é a relação dele com o ovo da Páscoa? Na Europa, a Páscoa marca o fim do inverno. E o coelho é um dos primeiros animais a aparecer fora das tocas, indicando que a vida retorna aos campos. Ele sai e anuncia a vida, o calor, o renascimento. Devemos lembrar, também, que o coelho é símbolo da fertilidade. Assim deve ser a Igreja: ter muitos discípulos(as) na missão, para anunciar em todas as nações a fraternidade e a paz. Para que os cristãos(ãs) se sintam irmãos(ãs) de todos (as).

Também na tradição européia, o coelho é uma obra de arte, como enfeite da casa.

Mas infelizmente estes símbolos por causa do comercio, vem se tornando mais lembrado que o próprio Jesus.



Vamos Celebrar a Páscoa do Senhor Jesus. Não podemos perder de vista o sentido desta festa. Por isso não troque o Cordeiro (Jo 1,35-36) pelo coelhinho e o ovo (da nestlé, garoto etc).

Só Jesus é a nossa Páscoa !!!



Desejo a todos e todas vocês, uma Feliz Pásco

Nenhum comentário:

Postar um comentário