sábado, 2 de abril de 2011

BATISMO, VIDA NOVA COM CRISTO RESSUSCITADO




O sacramento do Batismo é o primeiro sacramento da iniciação cristã e tem a finalidade de introduzir a pessoa humana na vida de Cristo e da Igreja através da celebração do Mistério Pascal. O mergulho numa nova vida que transforma em sacramento vivo da presença de Cristo no mundo e na vida eclesial. Desde o início da era cristã, este sacramento foi chamado de “banho de regeneração e de renovação do Espírito Santo” ( Tt 3,5). É renascimento na água com a força do Espírito Santo.

Batizar é uma prática da Igreja primitiva que se fundamenta na experiência dos Apóstolos (At 2,37-41). É uma ação que requer anúncio da Palavra de Deus (At 8,12-17; 10,47-48; 16,29-33). É intervenção do Pai na história humana revelando a misericórdia divina. Um texto que merece ser observado no sacramento do Batismo é a carta aos Romanos 6,3-11. Ela aponta quatro dimensões essenciais do Batismo: cristológica, sacramental-eclesial, pneumática e ética. As quatro dimensões contextualizam o sacramento que supõe quatro aspectos da vida cristã: a fé, a iniciativa divina, a resposta humana e inserção no povo da Aliança.

Batismo sacramento que gera vida nova com Cristo Ressuscitado na dinâmica do testemunho. Transforma a vida pela conversão; fortalece o encontro com o Ressuscitado na vida da comunidade eclesial; no empenho e luta pela vida humana e pelo cosmo; na defesa da vida em todos os sentidos. Estes e outros aspectos não podem ficar à margem da comunidade que celebra o primeiro sacramento da iniciação cristã na caminhada do povo de Deus. A perspectiva celebrativa, deve passar através da participação ativa dos gestos e símbolos, expressões da devoção popular e maior atenção à recuperação da autenticidade dos sinais apresentados no Batismo.
Padre Roberto Francisco Sebastião Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário