terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como surgiu a oração do Santo Rosário?



A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.

No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.

A palavra Rosário significa ‘Coroa de Rosas’. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.

O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.

O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.

No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.

A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas do Ave Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistério do Rosário.

A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.

Palavras de João Paulo II sobre a Oração do Rosário

“O Rosário é minha oração preferida. Oração maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Nesta oração repetimos muitas vezes as palavras que a Virgem Maria escutou da boca do anjo e de sua prima Isabel. A estas palavras toda a Igreja se associa.

Podemos dizer que o Rosário é, de certo modo, uma oração-comentário do último capítulo da Constituição “Lumen Gentium” do Vaticano II, capítulo que trata da admirável presença da Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja. No fundo das palavras “Ave Maria”, passam diante dos olhos do que reza os principais episódios da vida de Cristo, com seus mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, que nos fazem entrar em comunhão com Cristo, poderíamos dizer, através do coração de sua Mãe.

Nosso coração pode encerrar nestas dezenas do Rosário todos os atos que compõem a vida de cada indivíduo, de cada família, de cada nação, da Igreja e da humanidade: os acontecimentos pessoais e os do próximo e, de modo particular, daqueles que mais gostamos. Assim, a simples oração do Rosário pulsa no ritmo da vida humana”.

Fonte: www.revelaçõesdemaria.com.br

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O sacramento da Reconciliação



No início de cada Celebração Eucarística, fazemos nosso ato de reparação, um exame de consciência sobre todas as nossas faltas cometidas. Rezamos assim porque sabemos que somos humanos. Podemos fazer e pensar o mal. Podemos torna-nos culpados diante de Deus, dos nossos irmãos, das criaturas que nos são confiadas. Rezamos assim, colocando a nossa confiança no Senhor Jesus Cristo, que diz de Si mesmo: "Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores" (Mt 9,13). Aos que se escandalizam por Ele andar com pecadores, responde: "Há mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." (Lc 15,7).

Investido de pleno poder pelo Pai, Jesus oferece aos pecadores reconciliação e perdão uma nova vida. A sua Igreja, comunidade de irmãos e irmãs de Jesus, é o lugar onde o filho pródigo e a filha perdida, experimentam “ quando se arrependem” os braços estendidos do Pai e a Sua alegria de ter reencontrado um irmão ou um filho, uma irmã ou uma filha.

É nesta missão da Igreja que o evangelista São João pensa quando conta que Jesus está entre os apóstolos na tarde de Páscoa, sopra sobre eles o Espírito Santo, e dá-lhes o poder de perdoar os pecados. A remissão dos pecados, que proclamamos no Credo, é possível a cada um de nós, de modo concreto no sacramento da penitência. Cada batizado pode receber o sacramento da reconciliação por meio do Ministro Ordenado (padre ou bispo) que obteve da Igreja a autoridade para o fazer. Quem, depois do Batismo, cometeu uma falta grave, deve reconciliar-se com Deus e com a assembléia dos fiéis, antes de poder comungar. Exige-se do pecador que ele reconheça a sua falta tendo a firme resolução de mudar de vida; confesse a sua falta estando disposto a reparar, na medida do possível, a injustiça cometida, e a aceitar a penitência que lhe é imposta.

Arrependimento: Significa afastar-se do mal e dispor-se decididamente a um novo começo. Quando falamos do Sacramento da Penitência, insistimos em que o pecador tem a firme vontade de reparar a sua culpa. Falamos de confissão quando se trata da confissão individual dos pecados.

Perdão: "A confissão individual e integral dos pecados graves, seguida da absolvição, continua a ser o único meio ordinário para a reconciliação com Deus e com a Igreja" (Catecismo da Igreja Católica 1497).

A pessoa deve se confessar quando sente necessidade do perdão e da reconciliação com Deus e com os Irmãos.

Diarley Nitz

Agenda de Outubro 2011

AGENDA DE MISSAS E ENCONTROS DE OUTUBRO 2011

DIA

SEMANA

HORA

ATIVIDADE

LOCAL

01

Sábado

08 h

19 h

Assembléia da área pastoral serrana

Missa com Bodas de Ouro

Brejetuba

São Luis

02

Domingo

08.00

10.00

19.00

Missa Sagrado Coração de Jesus

Missa padroeiro S. Francisco

Missa Nossa Sra Rainha da Paz

Caramuru

Rio Novo

S. Maria

03

segunda-feira

19.30

Missa Paróquia S. Francisco de Assis

Cariacica

05

quarta-feira

18.00

Missa N. Sra Medianeira

Recreio

06

quinta-feira

19.00

Missa Nossa Sra Rainha da Paz

Matriz

07

sexta-feira

08.00

18.00

Reunião Geral dos Padres

Missa N. Sra Bom Parto

Vitória

Rio Bonito

08

Sábado

18.00

Casamento são Sebastião

Recreio

09

Domingo

08.00

10.00

18.00

Missa da Família

Missa padroeiro S. Francisco

Missa Divino Espírito Santo

Matriz

C. Parasita

Vila Jetibá

12

quarta-feira

10.00

19.00

Festa Padroeira Nossa Sra Aparecida

Missa Nossa Sra Rainha da Paz

Alto Recreio

13

quinta-feira


Diversidade Cultural


14

sexta-feira

18.00

Missa Santo Antonio

Garrafão

15

Sábado

19.00

Culto Ecumênico Igreja Missouri

S. Maria

16

Domingo

10.00

17.00

19.00

Missa padroeiro S. Francisco

Missa Ssma Trindade

Missa Nossa Sra Rainha da Paz

S.J. Garrafão

Belém

S. Maria

19

quarta-feira

15.00

Missa Nossa Sra da Penha

Rio Claro

20

quinta-feira

19.00

Missa Nossa Sra Rainha da Paz

S. Maria

21

sexta-feira

18.00

Missa Cristo Rei

Alt S. Maria

22

Sábado

16.00

18.00

Missa Nossa Sra Perp. Socorro

Casamento na Matriz

R. Lamego

S. Maria

23

Domingo

08.00

10.00

15.00

Missa Nossa Sra Rainha da Paz

Primeira Eucaristia São Luiz

Missa S. Rita de Cássia

S. Maria

São Luiz

R.Possmoser

26

quarta-feira

18.00

Missa são Sebastião

Recreio

27

quinta-feira

19.00

Missa Nossa Sra Rainha da Paz

S. Maria

28

sexta-feira

19.00

Ordenação Diaconal Catedral

Vitória

29

sábado

08-16

Retiro dos Ministros da Eucaristia

S. Maria

30

domingo

08.00

10.30

Missa Nossa Sra Rainha da Paz

Missa Nossa Sra da Penha

S. Maria

Majeski