quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lutero e sua devoção Mariana


Lutero era completamente devotado a Nossa Senhora, e crente em todas as doutrinas tradicionais marianas.
Veremos, por meio de fontes escritas pelo próprio Lutero, o que os fatos históricos nos revelam:

Deus não recebeu sua divindade de Maria; todavia, não segue que seja conseqüentemente errado afirmar que Deus foi carregado por Maria, que Deus é filho de Maria, e que Maria é a Mãe de Deus. Ela é a Mãe verdadeira de Deus, a portadora de Deus. Maria amamentou o próprio Deus; ele foi embalado para dormir por ela, foi alimentado por ela, etc. Para o Deus e para o Homem, uma só pessoa, um só filho, um só Jesus, e não dois Cristos. Assim como o seu filho não são dois filhos… Mesmo que tenha duas naturezas.” (Martinho Lutero, “Nos Conselhos e na Igreja”, em 1539)

É uma opinião doce e piedosa que a infusão da alma de Maria ocorreu sem o pecado original; de modo que, ao infundir a sua alma imune ao pecado original, foi adornada com presentes de Deus, recebendo uma alma pura, infusa por Deus; assim, desde o primeiro momento em que começou a viver ela esteve livre de todo o pecado.” (Sermão: “No dia da concepção da Mãe de Deus,” Dezembro [?] 1527,

É cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado, algo tremendamente grande. Para que fosse cheia pela graça de Deus com tudo de bom e para fazê-la vitoriosa sobre o diabo.” (Martinho Lutero, Livro Pessoal de Oração, 1522)

A veneração de Maria está inscrita no mais profundo do coração humano.” (Martinho Lutero, Sermão em 1º de setembro de 1522.)

É a consolação e a bondade superabundante de Deus, o homem pode exultar por tal tesouro: Maria é sua verdadeira mãe, Jesus é seu irmão, Deus é seu Pai.” (Martinho Lutero, Sermão de Natal de 1522.)

Maria é a Mãe de Jesus e a Mãe de todos nós, embora fosse só Cristo quem repousou no colo dela… Se ele é nosso, deveríamos estar na situação dele; lá onde ele está, nós também devemos estar e tudo aquilo que ele tem deveria ser nosso. Portanto, a mãe dele também é nossa mãe..” (Martinho Lutero, Sermão de Natal de 1529.)

Uma coisa é certa: a rejeição à Maria não vem de Lutero, é “coisa nova”.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

10 de Agosto dia do Diácono


Em agosto, mês das vocações, deparamo-nos com a vocação Diaconal e a
Presbiteral. E também o Dia dos pais, no segundo domingo do mês, quando
começa a semana nacional da família. Se no dia 04 de agosto a Igreja
comemora o "dia do Padre" ao celebrar a memória do Cura d"Ars, no dia 10 de agosto é a vez de celebrar o "dia do Diácono",
na festa de São Lourenço, diácono e mártir e patrono dos diáconos. De
São Lourenço recordamos o seu testemunho a respeito dos "bens" da
Igreja: “a riqueza da Igreja são os pobres!”

D om de Deus
I mprescindível para a Igreja
A póstolo das novas fronteiras de missão
C hamado a ser para todos sinal do Cristo servo
O perário incansável da Messe
N obre arauto do Evangelho, ministro das Mesas e testemunha da Caridade.
O uvido, boca, coração e alma do Bispo.

P ermanente e vigilante servidor dos necessitados
E m diaconias, comunidades ambientais ou setoriais
R econstrói relações onde elas não mais existem.
M antém sempre acesa a lâmpada da solidariedade, do amor-caridade.
A rticulador do ecumenismo e do crescimento conjunto das igrejas
N o seu ministério une de forma única os sacramentos do matrimônio e da ordem.
E m sua missão incentiva ministérios leigos sempre mais conscientes e comprometidos.
N o cuidado pastoral e na celebração zelosa dos sacramentos e sacramentais
T orna viva e eficaz a Palavra da qual é mensageiro.
E vangeliza com palavras e ações, dando sua vida em resgate de muitos.

Diácono Julio Bendinelli

A vocação do leigo



Muito ouvimos em nossas comunidades o termo “leigo”. Mas, o que quer dizer leigo? A palavra vem do latim Laicus: o que não tem ordens sacras, que não é ordenado. Assim todo cristão solteiro ou casado, batizado em Cristo, tornando- se membro da sua Igreja, é convocado a ser apóstolo, anunciador do Reino de Deus, no exercício de suas funções diárias. O leigo antes de tudo é pelo Batismo filho de Deus. Como tal, deve demonstrar em todos os instantes e lugares que Cristo rege sua vida e que procura viver conforme o Evangelho.
Dentro da comunidade eclesial, conforme a disponibilidade de cada um, os leigos são chamados a exercer diversas tarefas: catequista, Ministro extraordinário da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos comunitários, paroquiais e pastorais. Apesar desses serviços que desempenham na comunidade, a missão mais importante dos leigos é no mundo. Eles são chamados a realizar sua missão dentro das realidades nas quais se encontram no dia-a-dia: na família, no trabalho, na escola, no mundo da política e da cultura, nos movimentos populares, nos meios de comunicação, o leigo é chamado a testemunhar, pela palavra e pela vida, a mensagem de Jesus Cristo. Nessas realidades, é chamado a desempenhar sua missão de realizar o projeto de Deus no mundo.
Assim todos nós batizados somos chamados a dar testemunho em nossa vida diária do amor de Deus pela humanidade; O cristão leigo tem o papel de libertar o mundo dos falsos ídolos e de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana. Vivendo no mundo como solteiro, casado ou consagrado, os leigos são fermento na massa, sal da terra e luz do mundo. Cabe a cada um de nos ouvir esse apelo e por a disposição os dons que de graça recebemos a serviço deste reino.
HELVIS LUIS HERBEST

VOCAÇÃO RELIGIOSA: UM SIM A DEUS E AOS IRMÃOS



Deus tem um chamado universal que é a santidade, algo possível a todos por uma graça divina, estendida à vivência numa vocação específica como a vocação religiosa que é a resposta dada por homens e mulheres que são chamados a testemunhar Jesus Cristo seguindo os passos do mestre que convida essas pessoas a serem pastores do seu rebanho e continuadores da construção do seu Reino. Dizer sim a Deus é viver a experiência do amor mútuo na dimensão da fé, da caridade e principalmente na vivência da oração. Mas antes de seguir o caminho da vida religiosa é importante ressaltar que não só esta vocação, mas sim todas elas surgem do chamado de Deus, até mesmo porque todas elas procedem da consagração batismal.
O catecismo da Igreja católica nos afirma: “A vida religiosa faz parte do mistério da Igreja. É um dom que a Igreja recebe de seu Senhor e que oferece como um estado de vida permanente ao fiel chamado por Deus na profissão dos conselhos. [...] A vida religiosa é convidada a significar, em suas variadas formas, a própria caridade de Deus, em linguagem de nossa época.” ( parágrafo 1672) ou seja, o exercício da caridade deve ser confirmada a Deus a cada momento, sejamos todos caridosos com os que necessitam da caridade.
Toda vida cristã em união com Cristo é uma consagração à Trindade, portanto, existe um sentido amplo de vida consagrada que envolve a todos, que são batizados para que se ofereçam com o Filho pela salvação do mundo e anunciem o Reino de Deus. Nessa consagração, em nossa história pessoal, na vida familiar e vida paroquial, fomos nos colocando diante de Jesus Cristo e fomos nos decidindo diante d'Ele de modo muito diversificado.
As pessoas que respondem ao chamado para servir a Deus na vida religiosa assumem um compromisso não somente com Pai que os chama, mas sim com toda a Igreja. Buscam vivenciar a experiência do sagrado em sua vida e tem por missão profética levar o Cristo para muitos que tanto necessitam.
Há pessoas que Jesus chama para ser Igreja e são os batizados (todos), chamados à santidade e ao trabalho pelo Reino sendo luz, sal e fermento para o mundo. O mundo vai ser santificado por esse povo de Deus que é a Igreja. E há pessoas que assumem o seguimento mais radical de Cristo. Ele diz: "Vem e segue-me". Essa palavra ilumina muito a compreensão sobre a Vida Consagrada. É claro que podemos dizer que todo cristão é chamado: mas aí se trata de um chamado especial. Jesus Cristo não disse isso a todos.
Ser consagrado hoje implica ser pessoa livre. A consagração é entrega incondicional nas mãos de Deus. Ser disponível, para dizer sim ao seu chamamento. Ser homens e mulheres centrados em Deus, com uma vida espiritual intensa. Rica do Amor de Deus, capaz de amar a Deus e de deixar-se amar por Ele. Para que possa assim amar os irmãos e deixar-se amar por eles. Identificados com o carisma, espiritualidade e missão designada por Deus e incentivada pela Igreja. VANDERSON BOLIS

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Sacramento da Ordem



A ordem é um serviço a comunhão eclesial e para a edificação do Povo de Deus. “Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para serem, em nome de Cristo, pela Palavra e pelas graças de Deus, os pastores da Igreja”. (CIC 1535).
Ordem indica um corpo eclesial, do qual se passa a fazer parte, mediante uma especial consagração (Ordenação), a qual, por um particular dom do Espírito Santo, permite exercer um poder sagrado em nome e com a autoridade de Cristo para o serviço do povo de Deus.
O sacramento da Ordem se compõe de três graus, o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconado. Todos consagrados para servir ao Povo de Deus.
A Ordenação Episcopal confere a plenitude do sacramento da Ordem, faz do Bispo o legítimo sucessor dos Apóstolos, insere-o no colégio episcopal, partilhando com o Papa e os outros Bispos a solicitude por todas as Igrejas, e confere-lhe a missão de ensinar, santificar e governar. O Bispo, ao qual é confiada uma Diocese, é o princípio visível e o fundamento da unidade dessa Igreja, a favor da qual exerce, como vigário de Cristo, o ministério pastoral, sendo ajudado pelos presbíteros e diáconos.
O efeito da Ordenação Presbiteral é a unção do Espírito que assinala o presbítero ( Padre) com um caráter espiritual indelével, configura-o a Cristo sacerdote e torna-o capaz de agir em nome de Cristo Cabeça. Sendo cooperador da Ordem episcopal, ele é consagrado para pregar o Evangelho, para celebrar o culto divino, sobretudo a Eucaristia, da qual o seu ministério recebe a força, e para ser o pastor dos fiéis.
A Ordenação Diaconal configurado a Cristo servo de todos, é ordenado para o serviço da Igreja sob a autoridade do Bispo, em relação ao ministério da Palavra, do culto divino, da condução pastoral e da caridade.
Para cada um dos três graus, o sacramento da Ordem é conferido pela imposição das mãos sobre a cabeça do ordenando por parte do Bispo, que pronuncia a solene oração consecratória. Com ela, o Bispo invoca de Deus, para o ordenando, a especial efusão do Espírito Santo e dos seus dons, em ordem ao ministério.
A Igreja confia o Sacramento da Ordem a homens “retirados do meio do povo” para exercer o serviço especifico da comunhão eclesial, atendendo as necessidades espirituais dos fiéis. Mais para isso a um grande acompanhamento vocacional e principalmente espiritual, para um bom discernimento.
Este sacramento dá uma especial efusão do Espírito Santo, que configura o ordenado a Cristo na sua tríplice função de Sacerdote, Profeta e Rei, segundo os respectivos graus do sacramento. A ordenação confere um caráter espiritual indelével: por isso não pode ser repetida nem conferida por um tempo limitado.
Diarley Nitz

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

TRIDUO RAINHA DA PAZ

S Maria de Jetibá ES 11,12,13 de agosto de 2011

1º Dia 11/08 – quinta feira 19 horas
Tema: Nossa Senhora Rainha da Paz nos ensina a procurar o perdão sem limites, pois só assim encontraremos o Reino de Deus
Padre convidado: Pe Nathan, SVD
Vigário Paróquia Divino Espírito Santo- Santa Leopoldina-ES

2º Dia 12/08 – sexta feira 19 horas
Tema: Nossa Senhora Rainha da Paz nos ensina a viver a plenitude do amor na vida conjugal e religiosa
Padre convidado: Pe Alexandro F. Barbosa
Vigário da paróquia Bom Jesus – Novo Horizonte em Cariacica - ES

3º Dia 13/08 – sábado 19 horas
Tema:. Nossa Senhora Rainha da Paz nos ensina a amar nossas crianças
Padre convidado: Pe Antonio Renato Coutinho
Pároco da Paróquia Ssma Trindade – Aribiri Vila Velha ES

Dia da Festa 14/08 – domingo 09 horas
Tema: Nossa Senhora Rainha da Paz nos ensina a ter fé na misericórdia divina
Padre Ermindo Rapozo de Assis – Pároco de Santa Maria de Jetibá-ES

Obs: em todos os dias faremos as leituras do dia da semana, os paramentos seguem as cores do dia da missa.

Agenda de agosto 2011

Dia Semana Horário Atividade Local
01 Seg. feira 18.00 Missa Nossa Sra Bom Parto Rio Bonito
02 terça-feira 19.00 Missa Divino Espírito Santo Vila Jetibá
03 quarta-feira 18.00 Missa Nossa Sra da Penha Majeski
04 quinta-feira 19.00 Missa Nossa Sra Rainha da Paz Matriz
05 sexta-feira 18.00 Missa Santo Antonio Garrafão
06 sábado 16.00 Casamento Comunitário na Matriz
19.00 Missa São Luiz - Bairro S. Luis
07 domingo 08.00 Missa Sagrado Coração de Jesus - Caramuru
10.00 Missa Ssma Trindade - Belem
16.00 Missa Cristo Rei - alto S. Maria
19.00 Missa Nossa Sra Rainha da Paz - Matriz
08 Segunda feira 18.00 Missa Nossa Sra Medianeira Recreio
09 Terça feira 15.00 Missa Nossa Sra da Penha Rio Claro
10 quarta-feira 18.00 Missa Nossa Sra da Aparecida Alto Recreio
11 quinta-feira 17.00 Missa São Francisco - Rio Novo
19.00 Missa Tríduo Padroeira - Matriz
12 sexta-feira 17.00 Missa São Francisco - C. Parasita
19.00 Missa Tríduo Padroeira - Matriz
13 Sábado 16.00 Missa Nossa Sra. Perp. Socorro - R. Lamego
19.00 Missa Tríduo Padroeira - Matriz
14 domingo 08.00 Missa São Sebastião - recreio
10.0 Missa Festa Padroeira Matriz
15 segunda-feira Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
16 terça-feira Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
17 quarta-feira Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
18 quinta-feira 19.00 Missa na Matriz com Padre José Morais
19 sexta-feira Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
20 Sábado Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
21 Domingo 19.00 Missa com Pe Karel Matriz
23 terça-feira Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
24 quarta-feira Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
25 quinta-feira 19.00 Missa com Padre Roberto Natal Matriz
26 sexta-feira Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
27 sábado 13-17 Estudo para Ministros e Catequistas S. Maria
28 domingo Volta da Peregrinação p/ Roma e Jerusalém
29 segunda-feira Descanso da viagem
30 terça-feira 18.00 Missa Santa Rita de Cásia R. Possmoser
31 Quarta feira 18.00 Missa São Francisco S.J.Garrafão