sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Irmã Teresia, uma verdadeira apóstola do Sagrado Coração de Jesus



O ano de 1991 foi um marco histórico para a comunidade católica de Santa Maria de Jetibá, pois, com a chegada da Irmã Terésia à Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz, houve muito empenho e ânimo que foram condições essenciais para a organização dos trabalhos comunitários.
A partir de então, a organização litúrgica ganhou força, através da formação de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Várias pessoas que passaram por esta formação puderam contribuir com os conhecimentos adquiridos para celebrações diferenciadas.
Irmã Terésia empenhou-se com força total para a formação dos ministros, para a realização dos círculos bíblicos e, ao mesmo tempo, não se esquecendo da caridade, ajudando aos mais carentes em suas necessidades físicas e espirituais ela jamais mediu esforços para o cumprimento da missão evangelizadora
Fundou a Pastoral Familiar, fazendo convite pessoal às famílias para o primeiro encontro que deu bons frutos: a implementação do ECC, proporcionando maior união entre as famílias e envolvimento dos casais nas atividades da igreja. Ainda nesse sentido, a realização de casamentos e incentivos ao fortalecimento das famílias nas comunidades, além da criação do Programa “Bíblia, Deus com a gente”, transmitido pela Rádio Pomerana FM diariamente, foram iniciativas fundamentais para o fortalecimento da Comunidade Católica no município de Santa Maria de Jetibá.
Iniciou a campanha de alimentos não perecíveis para serem doados as famílias carentes, cuja entrega era feita pelas irmãs.
Além disso, essa nobre irmã preocupou-se com os jovens da cidade, e sabendo que destes seria o futuro da Comunidade, Terésia realizava Palestras e Retiros Espirituais, a fim de educar os jovens nos conceitos éticos, sociais e religiosos.
Para proporcionar unidade até mesmo com as pessoas que professam outras crenças, foram iniciados os primeiros eventos ecumênicos na cidade, sob a liderança de Terésia e outros líderes religiosos. Os cultos ecumênicos acontecem até os dias de hoje e ocorrem de forma bem democrática. Democraticamente também atendia a todos, católicos ou não, que necessitassem de um auxilio espiritual.
Irmã Terésia, sempre muito dedicada às atividades eclesiásticas, esforçada e muito carismática com todos, incentivava a gratidão do povo, por meio do dízimo, conscientizando à todos sobre a importância desde gesto de agradecimento. Sempre foi muito firme e positiva, não se importando com as consequências da verdade, entretanto sempre tratou com muito respeito à todos os sacerdotes que passaram por aqui.
Por esses e outros inúmeros motivos que Irmã Terésia é considerada a madrinha da Comunidade Rainha da Paz e ficará para sempre viva em nossos corações e mentes.
Lucia Bergamaschi e Roberto Carlos de Oliveira