quarta-feira, 21 de julho de 2010

O que é Dízimo

O QUE É DÍZIMO?

A inspiração com que cada um vê ou percebe o dízimo vai atribuir-lhe um significado. Assim, ouve-se que é gesto de amor, de agradecimento, expressão de fé, de solidariedade, de fraternidade, retribuição aos dons e bênçãos de Deus, manifestação de responsabilidade para com a Igreja e o plano de Deus, e outros inúmeros qualificativos que buscam defini-lo.
De fato, o dízimo assume diferentes expressões em razão do que o motiva (por que o oferto?) ou de sua destinação (para que o oferto?). Mas uma palavra enfeixa todas as suas possíveis definições: AMOR.

Num primeiro momento, devo reconhecer, pelos dons gratuitos que recebo de Deus - a começar pela vida, pela saúde, pela inteligência -, o imenso AMOR que Ele tem por mim. Depois, manifesto de forma objetiva minha gratidão, retribuindo a Ele este sentimento em gesto concreto de AMOR através dos meus irmãos.

O homem do campo, com muita facilidade, vê a ação de Deus, a colaboração, a parceria de Deus em seu trabalho. É a terra, o sol, a chuva, que, no tempo e na quantidade certa, fazem brotar a semente, desenvolver a planta, gerar o fruto. E reconhecendo a eficácia dessa parceria, à época da colheita, como retratado no Antigo Testamento, oferta a Deus o dízimo, a décima parte, de tudo o que produz.

Hoje, a maioria de nós está confinada em grandes centros urbanos. Nosso campo são as fábricas, os escritórios, as lojas de comércio. A semente é nossa vida, é nossa saúde, nossa inteligência, dons de Deus que colocamos a serviço. Nossa colheita, fruto de nosso trabalho, é o salário que recebemos no final de cada mês, ou aquilo que recebermos por qualquer trabalho, seja a que título for, em que empreguemos aqueles dons. Então, testemunhando a gratidão a Deus e manifestando nosso amor à Igreja e aos irmãos, também ofertamos nosso dízimo.

O dízimo é, pois, uma retribuição que fazemos a Deus de parte do que gratuitamente d'Ele recebemos, um pouco de nós mesmos; e o fazemos através da Igreja, para que ela possa cumprir a missão da qual Jesus a incumbiu.

Fonte Pastoral do Dìzimo Arquideocese de São Paulo

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Relato Histórico Comunidade São Francisco R.Novo



Antes do ano 2001, as famílias católicas desta região, também conhecida como Rio Nove, participavam da Igreja mais antiga da região, são Sebastião de Recreio. Existe ainda na propriedade do Sr. Martini Schaeffer uma pequena capelinha, construída ao lado da estrada, dedicada a São Cristóvão. Segundo o coordenador da comunidade S. Francisco, aconteciam celebrações, novenas e terços perto deste pequeno oratório de São Cristóvão, patrono dos motoristas.
Quando decidiram começar uma nova comunidade na região, escolheram um local mais central para facilitar a participação de todas as famílias. Por isso no dia 12 de agosto de 2001, as famílias se reuniram na Escola Municipal Pluridocente Francisco Baussen e fizeram a primeira Celebração da Palavra de Deus, preparada por Clério e Marlene, estavam presentes neste dia 38 pessoas.
No dia 30 de setembro de 2001, a comunidade se reuniu para escolher uma equipe de coordenação, depois de uma votação, escolheram os seguintes nomes:
• Clério com 15 votos ficou como Coordenador da Comunidade
• Juza (?) com 09 votos ficou como tesoureiro
• Flávia com 14 ficou como secretaria.
A primeira celebração da Missa foi presidida pelo Pe Pedro, missionário
Do Verbo Divino que veio do continente africano para trabalhar na Paróquia Divino Espírito Santo em Santa Leopoldina-ES. Os primeiros catequistas da comunidade foram: Dauri, Valter, Gabriela, Flávia e Clério.
A segunda Missa foi celebrada por Pe Benito Falqueto, SVD no dia 25 de julho de 2002 as 16 horas. A benção da pedra fundamental da Igreja São Francisco de Assis em Rio Novo aconteceu durante a celebração Eucarística do dia 30 de março de 2003, celerada por Padre Benito.
A escolha de São Francisco de Assis, como padroeiro da comunidade, foi uma para prestar uma homenagem ao Sr Francisco Bausem, avô do doador do terreno da Igreja. Existe também uma grande devoção a Nossa Senhora de Fátima, sempre fazem uma homenagem a Maria no dia 13 de maio, A imagem foi doada por Dona Julia.
No dia 26 de agosto de 2005 realizou-se na comunidade a primeira Celebração da Primeira Eucaristia, foram quatro adolescentes que receberam o Corpo e Sangue de Cristo pela primeira vez. São eles:
01 – João Marcos Schaffer
02 – Josiele Schultz
03 – Leomar Gasparino Lopes
04 – Leonardo Gasparino Lopes

No dia 03 de setembro de 2005 a comunidade de Rio novo se alegrou profundamente com os 60 anos de casamento do Sr César Sbardelotti e Sra Regina Sbardelotti. Mantendo seu matrimonio por seis décadas, este casal traz uma alegria muito grande a toda a comunidade, pois eles acreditaram na força da oração e do amor. Quem celebrou esta Missa de Ação de Graças foi Pe Benito, estavam presentes, filhos, netos, bisnetos, amigos e toda a comunidade.
No dia 16 de dezembro de 2007, foi instalada oficialmente em Santa Maria de Jetibá a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, da qual faz parte esta comunidade de Rio Novo.
Observação: este texto foi redigido por Pe Ermindo Rapozo de Assis e está baseado no livro de atas do conselho da comunidade e também em alguns relatos de alguns membros.

Santa Maria, 31 de outubro de 2008

Mapa da Paroquia

quinta-feira, 1 de julho de 2010